Observatório ABC participa de reunião sobre monitoramento de pastagens

Observatório ABC participa de reunião sobre monitoramento de pastagens

Promovido pelo Lapig, evento aborda distribuição geográfica, produtividade, serviços ambientais e potencial de intensificação de pastagens

O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza entre hoje e amanhã (31/10 e 1/11), em Brasília, a reunião técnica: Mapeamento e monitoramento das pastagens brasileiras: distribuição geográfica, produtividade, serviços ambientais e potencial de intensificação. O encontro tem como objetivo expandir e fortalecer o grupo de especialistas interessados em dados e informações relacionados às áreas de pastagens e pecuária no Brasil. Susian Martins, pesquisadora do Observatório ABC, e Eduardo Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Observatório ABC, estarão presentes no evento.

O encontro abordará quatro eixos principais: distribuição geográfica das pastagens, produtividade e degradação, serviços ambientais e ecossistêmicos e potencial de intensificação da pecuária, com a finalidade entender e compartilhar o atual nível de conhecimento, identificar lacunas e demandas, bem como definir, de forma colaborativa, um mapa de prioridades sobre a necessidade de novas pesquisas, produção de dados e acesso à informação.

De acordo com os organizadores, a expectativa é que o evento reúna cerca de 50 participantes, trazendo apresentações e discussões em grupo. Os resultados esperados incluem um documento-síntese, a ser submetido posteriormente para publicação), uma maior sinergia e alinhamento entre academia, governo, terceiro setor e iniciativa privada e uma visão realista, inclusiva e integrada sobre produção pecuária e meio ambiente.

Comentários

Compartilhe