Reunião técnica prepara mapa de prioridades para pesquisas sobre Plano ABC

Reunião técnica prepara mapa de prioridades para pesquisas sobre Plano ABC

Evento abordou potencial de intensificação no Brasil, seus impactos econômicos e perspectivas do Plano ABC na intensificação

O Observatório ABC participou, no início do mês, da reunião técnica Mapeamento e monitoramento das pastagens brasileiras: distribuição geográfica, produtividade, serviços ambientais e potencial de intensificação, promovido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG). De acordo com Susian Martins, pesquisadora do Observatório ABC, o encontro teve como objetivo expandir e fortalecer o grupo de especialistas interessados em dados e informações relacionados às áreas de pastagens e pecuária no Brasil.

Em relação ao Programa ABC, Martins conta que reuniões dessa natureza podem ser utilizadas como uma ferramenta de inteligência geográfica onde são construídas e atualizadas informações referentes à agricultura anual, pastagens, florestas plantadas, desmatamento, irrigação, produção de carne e leite e alimentos em geral, produtividade, conflitos de terra, áreas protegidas etc. “Essas informações podem ser usadas, principalmente, para mapeamento da cobertura e dinâmica de uso da terra; planejamento e gestão ambiental e territorial; sistemas de informações geográficas; funcionamento e estrutura de ecossistemas”, afirma. Segundo a pesquisadora, “todas essas informações podem ser utilizadas para o aprimoramento do Programa e Plano ABC e das NDC referentes à recuperação de pastagens e intensificação”.

O encontro abordou quatro eixos principais: distribuição geográfica das pastagens, produtividade e degradação, serviços ambientais e ecossistêmicos e potencial de intensificação da pecuária, com a finalidade entender e compartilhar o atual nível de conhecimento, identificar lacunas e demandas, bem como definir, de forma colaborativa, um mapa de prioridades sobre a necessidade de novas pesquisas, produção de dados e acesso à informação. Os resultados obtidos na reunião incluem um documento-síntese que será submetido posteriormente para publicação.

Comentários

Compartilhe