Conheça a Carne Carbono Neutro (CCN), marca-conceito da Embrapa

Conheça a Carne Carbono Neutro (CCN), marca-conceito da Embrapa

Foto por Marcio Motta disponível em Unsplash

Carne Carbono Neutro conjuga produtividade e sustentabilidade

A Carne Carbono Neutro (CCN) ou “Carbon Neutral Brazilian Beef” é uma marca-conceito desenvolvida pela Embrapa. A marca visa certificar a carne bovina cuja emissão de gases do efeito estufa foi mitigada pela utilização de sistemas de integração, como o IPF (Integração Pecuária-Floresta) e ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). As primeiras discussões em relação a criação da CCN ocorreram no “II Congreso Colombiano y I Seminario Internacional de Silvopastoreo” em 2012. Desde então, os pesquisadores da Embrapa realizaram diversas discussões que acabaram resultando no registro da CCN no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

O processo de mitigação da emissão dos gases de efeito estufa (GEE) realiza-se através do processo de sequestro de carbono pelas árvores do sistema de integração. Basicamente, as árvores plantadas ao redor da pastagem permitem que os gases emitidos pelo sistema entérico dos bovinos sejam neutralizados ao longo do tempo. Além dos benefícios ecológicos, os produtores que seguem os processos definidos para a obtenção do selo CCN também obtêm benefícios econômicos. Entre esses benefícios, pode-se identificar a manutenção e revigoramento das pastagens, a diversificação da produção e a possibilidade de comercialização da madeira das árvores para produção de móveis. É interessante ressaltar que o bem-estar animal também é contemplado pela CCN. Os bovinos desfrutam de um ambiente termicamente confortável devido à presença de sombra criada pelas árvores do sistema.

Atualmente, a CCN está em fase experimental, sendo testada em uma fazenda do Mato Grosso do Sul desde 2015. O primeiro lote de animais experimentais foi abatido no começo de 2016 e os resultados foram apresentados em simpósio no mesmo ano. Desde 2017, oito propriedades em diferentes biomas brasileiros começaram a ser testadas para a obtenção da certificação. Espera-se que a adoção da marca-conceito seja facilitada pela disponibilização de fundos do Plano ABC, voltados a expansão de sistemas integrados.

Para mais informações sobre a Carne Carbono Neutro, acesse:

https://www.embrapa.br/gado-de-corte/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1056155/carne-carbono-neutro-um-novo-conceito-para-carne-sustentavel-produzida-nos-tropicos

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1093170/50-perguntas-50-respostas-sobre-a-carne-carbono-neutro-ccn

Comentários

Compartilhe