Workshop discute o Projeto Carne Baixo Carbono

Workshop discute o Projeto Carne Baixo Carbono

Workshop realizado nesse dia 22 de outubro discute, além da marca-conceito, outros assuntos relacionados à pecuária sustentável

O workshop a ser realizado é fruto de um acordo de cooperação entre a Embrapa e o Grupo RONCADOR, que visa analisar o estoque de carbono no solo proporcionado pela utilização de ILP (Integração Lavoura-Pecuária) e intensificação de pastagens no contexto do projeto Carne Baixo Carbono (CBC). O projeto CBC tem como objetivo desenvolver uma marca-conceito voltada à produção de carne com menor impacto ambiental. O projeto busca criar um protocolo a ser seguido pelos produtores para certificar que a carne foi produzida através de processos mitigadores da emissão de metano pelo gado.

A carne baixo carbono pode ser produzida tanto em sistemas integrados quanto sistemas tradicionais, com pastagens sem a presença de árvores, a partir do tratamento adequado do pasto, melhorando a qualidade do solo e, consequentemente, sua capacidade de estocagem de carbono. O aumento da capacidade de estocagem de carbono pelo solo, por sua vez, contribui para diminuir as emissões de gases do efeito estufa resultantes do processo produtivo da carne.

Potencial no mercado

O projeto CBC também conta com o apoio da Marfrig Global Foods, uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo. Essa parceria entre a Embrapa e o setor privado busca colocar a carne baixo carbono no mercado e explorar um nicho de negócios com grande potencial de crescimento, os alimentos produzidos através de processos sustentáveis. A Embrapa também espera que a carne baixo carbono tenha grande penetração no exterior. O apelo de produtos amigáveis ao meio ambiente é relativamente maior na Europa, por exemplo, do que no Brasil. Dessa forma, o processo de agregação de valor à carne baixo carbono deve acontecer mais vagarosamente no cenário interno do que no externo. A Embrapa espera finalizar o protocolo de produção da CBC até abril de 2019.

Confira o roteiro do Workshop:

Abertura: Angelo Costa Gurgel, Professor da FGV e Coordenador do Observatório ABC e Dr. Ronney Mamede, Chefe Geral Interino da Embrapa Gado de Corte.

Palestra 1: Emissões na Pecuária Tropical – contribuição dos modelos de intensificação e integração – Dr. Eduardo Assad (Embrapa Informática)

Palestra 2: Liga do Araguaia/Projeto Carbono Araguaia: primeiros resultados – Roberto Strumpf (Pangea)

Palestra 3: Projeto Carne Baixo Carbono (CBC) e a Cooperação Embrapa/Grupo Roncador – Dr. Roberto Giolo (Embrapa Gado de Corte)

Encerramento: Dr. Cleber Soares (Diretor Executivo da Embrapa), Sr. Pelerson Penido (Fazenda Roncador) e Sr. Caio Penido (Fazenda Água Viva)

 

Para saber mais sobre o projeto CBC:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/38285320/workshop-discute-diretrizes-da-marca-carne-baixo-carbono

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/parceria-entre-embrapa-e-marfrig-faz-carne-de-baixo-carbono.shtml

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/36201209/acordo-de-parceria-vai-desenvolver-mercado-de-carne-sustentavel

Comentários

Compartilhe