Rede ILPF em 2019: Foco no Nordeste

Rede ILPF em 2019: Foco no Nordeste

Reunião realizada em dezembro determina o foco da Rede ILPF em 2019: o Semiárido Nordestino

Reunião da assembleia da Rede ILPF realizada no fim de 2018 contou com propostas focando o Nordeste brasileiro. Tais propostas visam mudar a realidade do produtor do semiárido nordestino através da implantação e disseminação dos sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta. O Nordeste deve ser o foco da Rede em 2019, ou seja, a região deve se tornar prioridade estratégica de desenvolvimento agropecuário. A primeira etapa do processo de implantação da ILPF no semiárido deve envolver um grande seminário, que contará com a participação de diversos agentes interessados, como produtores e representantes das diversas esferas do governo.

Além das propostas focando a transformação produtiva e combate à miséria no Nordeste, também foi reforçado o compromisso da Embrapa, órgão membro da Rede ILPF, com o setor produtivo, gerando emprego e renda através da disseminação de novas tecnologias e conhecimentos. O evento contou também com a nomeação do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, para a assembleia da Rede ILPF.

O que é a Rede ILPF?

A associação Rede ILPF é uma PPP (parceria público-privada) capitaneada pela Embrapa e empresas parceiras. A Rede existe desde 2012 e tem apoiado a Embrapa no desenvolvimento e transferência de tecnologias relacionadas a Integração Lavoura Pecuária Floresta, contribuindo para a popularização de sistemas produtivos sustentáveis no Brasil inteiro. Em 2016, mais de 10 milhões de hectares já eram cultivados em algum tipo de sistema integrado.

Em 2018, a Rede ILPF passou a ter o status jurídico de associação e, com essa mudança, a Rede também passou a ter um novo objetivo: a internacionalização. A ideia principal é captar recursos tanto de empresas que já são parceiras como de fundos internacionais, potencializando o alcance e impacto da associação.

Para saber mais, acesse: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/39827004/semiarido-nordestino-sera-prioridade-da-rede-ilpf-em-2019

Comentários

Compartilhe